Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Senecio heteroschizus Baker EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 09-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie apresenta EOO de 505,83 km² e está sujeita a duas situações de ameaças distintas. Devido às diversas atividades antrópicas, a vegetação se encontra em diferentes estágios de sucessão. Esse ecossistema de Floresta Ombrófila Mista está ameaçado de extinção em consequência da exploração de madeira e pela substituição de sua área de domínio pela agricultura e pelos reflorestamentos de pinus e eucalipto, que causam o declínio continuado da EOO, AOO e qualidade do habitat.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Senecio heteroschizus Baker;

Família: Asteraceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Distribuição

Ocorre na Argentina, Uruguai e Brasil, no Rio Grande do Sul e Paraná (Matzenbacher, 1998).

Ecologia

Erva perene, típica de formações campestres em altitude baixa ou elevada. Fértil de novembro a janeiro, polinizada por insetos e dispersada pelo vento (Matzenbacher, 1998).

Ameaças

1.1 Agriculture
Severidade very high
Detalhes Os campos nativos do Bioma Pampa, onde a espécie ocorre, vêm sendo rápida e progressivamente degradados nas últimas décadas devido à expansão de atividades agrícolas e silviculturais, à invasão por espécies exóticas (Pinus sp, Eragrostris plana), à expansão de pastagens cultivadas com espécies exóticas, ao sobrepastejo e a práticas inadequadas de manejo. Além disso, esses ecossistemas são muito pouco representados em unidades de conservação (SNUC) (Overbeck et al., 2009).

Ações de conservação

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Presente na Lista de espécies da flora ameaçada de extinção do Rio Grande do Sul na categoria "Possivelmente extinta" (PE) (CONSEMA-RS, 2002)

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Citada na categoria "Rara" na Lista Vermelha da flora ameaçada de extinção do Paraná (SEMA/GTZ-PR, 1995).

Referências

- CONSELHO ESTADUAL DO MEIO AMBIENTE, RIO GRANDE DO SUL. Decreto estadual CONSEMA n. 42.099 de 31 de dezembro de 2002. Declara as espécies da flora nativa ameaçadas de extinção no estado do Rio Grande do Sul e da outras providências, Palácio Piratini, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 31 dez. 2002, 2002.

- OVERBECK, G.E.; MÜLLER, S.C.; FIDELIS, A.; PFADENHAUER, JÖRG; PILLAR, V.D. P.; BLANCO, C.C.; BOLDR. Os Campos Sulinos: um bioma negligenciado. In: PILLAR, V.P. Campos Sulinos - conservação e uso sustentável da biodiversidade. p.26-41, 2009.

- SECRETARIA DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE/DEUTSCHE GESSELLSCHAFT TECHNISCHE ZUSAMMENARBEIT (SEMA/GTZ). Lista Vermelha de Plantas Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná, Curitiba, PR, p.139, 1995.

- MATZENBACHER, N.I. O Complexo "Senecionóide" (Asteraceae - Senecioneae) no Rio Grande do Sul, Brasil. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1998.

Como citar

CNCFlora. Senecio heteroschizus in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Senecio heteroschizus>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 09/05/2012 - 15:10:24